quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa em Colombo é alto


Colombo está na décima posição no ranking paranaense entre os 399 municípios do Paraná conforme divulgação do SEBRAE
A economista Simone Bransin de Moura Ubida, da Secretaria Municipal de Administração, entrevistou o Prefeito J. Camargo, com o objetivo de identificar as ações de apoio da Prefeitura de Colombo às micro e pequenas empresas (MPE) nos últimos anos, para fundamentar a sua pesquisa para o trabalho de conclusão de curso de especialização em Controladoria e Finanças.
Segundo Simone, essa pesquisa foi motivada pela melhora expressiva verificada no Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa (IDMPE) do município de Colombo, divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em 2010. “O IDMPE de Colombo está considerado como nível alto. Apenas dezessete cidades paranaenses estão com esta classificação. Este índice coloca Colombo na décima posição no ranking paranaense entre os 399 municípios, com ganho de vinte posições em relação ao ano de dois mil e nove”, disse.
IDMPE
O IDMPE foi elaborado pelo SEBRAE/PR, em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e tem como propósito diagnosticar as condições favoráveis à implantação e ao crescimento dos pequenos negócios locais, para a orientação de estratégias e políticas locais de promoção econômica (SEBRAE, 2011).
De acordo com Simone, durante a entrevista, o prefeito J. Camargo mencionou que muitas ações de apoio às MPE foram colocadas em prática no início de sua gestão e seus resultados têm reflexos hoje. “Em 2005 e 2008, a Prefeitura realizou Censos Econômicos, a fim de identificar o número de empresas estabelecidas na cidade, os seus ramos de atividade e quantificar a informalidade, para promover ações objetivas”, destacou.
Parcerias
De acordo com o prefeito de Colombo, com os resultados obtidos nos Censos, foram desenvolvidos programas para que as empresas saíssem da informalidade. Parcerias foram firmadas em, a fim de incentivar a criação de novos empreendimentos.
“Houve grande estímulo à capacitação, por meio dos cursos do SENAI e SENAC e dos cursos oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), além do programa Estação do Ofício, coordenado pela Secretaria de Ação Social e Trabalho, que forma em média três mil pessoas em cursos artesanais, de informática, corte e costura, manicure, cabeleireiro, entre outros”, destacou o Prefeito.
O objetivo de firmar parcerias com essas Instituições foi aumentar o grau de aproveitamento dos aptos a trabalharem nas empresas já existentes, como também para a formação de novos empreendedores. “A administração municipal vê como essencial estimular a criação, bem como o desenvolvimento das MPE no município, considerando que Colombo possui 70% do seu território como área de preservação ambiental e não possui hoje grandes áreas desocupadas”, disse Simone.
Há ainda uma parceria entre o Município de Colombo e o Banco do Brasil, denominado “Projeto Prosperar”, para fomentar as MPE por meio de empréstimos com taxas de juros mais baixas.
Desde 2005, oito agências bancárias se instalaram em Colombo. “Nosso município tem um grande potencial econômico, e a instalação de novas agências é um termômetro que registra que o desenvolvimento é real”, disse o Prefeito.
A Prefeitura de Colombo disponibiliza também, servidores designados para orientar os interessados em abrir uma empresa na cidade, sobre a instalação (áreas de interesse econômico, dentro das possibilidades ambientais, segundo o Plano Diretor) e oferecer um acompanhamento, para agilizar o processo de formalização e liberação de alvará. É um efetivo suporte do poder público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário