quinta-feira, 12 de abril de 2012

Placas do novo reservatório de Colombo são instaladas



O prefeito de Colombo, J. Camargo, juntamente com o secretário de Planejamento, Gilmar Santini e o diretor do Departamento de Obras, Eduardo Akio Ueda, acompanhou nesta semana, a fixação das primeiras placas de aço vitrificado do novo reservatório da Vila Guarani, que vai ampliar as condições de abastecimento com água tratada do município. Com capacidade para armazenar 10 milhões de litros de água tratada (10 mil m³), o reservatório, que está exigindo investimentos da ordem de R$ 3,5 milhões, deverá ser concluído em 70 dias.
Quando entrar em operação, o reservatório Guarani, que está sendo construído ao lado do já existente, integrará a infraestrutura da Sanepar na cidade e garantirá oferta permanente de água tratada para a população.
Tecnologia
Prefeito J. Camargo e a primeira chapa já fixada. No detalhe os parafusos de sustentação
Prefeito J. Camargo e a primeira chapa já fixada. No detalhe os parafusos de sustentação
O reservatório Guarani, assim como o de Monte Castelo, também em construção no município de Colombo, está utilizando tecnologia de ponta, importada da Inglaterra. Somente a base – com 40 metros de diâmetro – é de concreto, o restante da estrutura é em chapas de aço vitrificado. As chapas são fixadas por meio de parafusos na base de concreto e forma anéis na direção da altura.
De acordo com as dimensões do reservatório, o fabricante dimensiona as chapas. No Guarani, serão sete anéis, com 46 chapas cada, num total de 322 unidades. Cada chapa instalada na base pesa 270 kg, no topo, o peso é 80kg por chapa. A espessura varia de 9mm a 2,5mm.
Entre as vantagens desta tecnologia estão o período de execução da obra, dispensa de impermeabilização, facilidades na manutenção interna e externa, além de outras. Para construir um reservatório deste porte, em concreto, são necessários seis meses. Em aço vitrificado, a obra deve ser concluída em 70 dias. Como o aço vitrificado não sofre com as intempéries, não há necessidade de pintura externa e a manutenção interna é feita com simples limpeza, pois os produtos químicos utilizados para tratar a água não agridem o material, diferentemente do concreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário